Reitor da UA dá boas-vindas aos novos alunos em cerimónia agendada para esta segunda.

2015-09-13 19:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Reitor dá as boas-vindas aos quase dois mil novos estudantes da Universidade de Aveiro. Terminadas as matrículas, os novos estudantes de graduação da Universidade de Aveiro (UA) vão começar a semana, em três dias, já a partir desta segunda, com um conjunto de atividades criativas e informativas que visam a integração no ambiente universitário e na realidade da academia aveirense.

Sob o tema da sustentabilidade, o programa de acolhimento 2015’16 promovido pela instituição, envolve este ano também as cidades de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis, e tem o seu primeiro ponto alto logo ao início da manhã desta segunda-feira, 14, no Pavilhão Desportivo Prof. Doutor Aristides Hall, com uma sessão de boas vindas pelo Reitor e pelo Presidente da Associação Académica.

Entre as várias atividades marcadas para o campus conta-se um peddy-paper, que arranca esta segunda, contemplando a passagem por alguns dos pontos que, no campus (Santiago e Crasto), constituem exemplos de sustentabilidade. Em grupo, os alunos serão convidados a passar por 16 estações e a participar nos vários desafios que em cada uma lhes serão lançados.

Para a cidade, o Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável está a organizar para a tarde de quarta-feira, dia 16, um conjunto de “percursos para a sustentabilidade”, sendo a comunidade aveirense igualmente convidada a neles participar. Estes percursos têm início pelas 15h45, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, logo após a sessão de boas vindas dadas pelo Presidente da Câmara.

Podendo ser feitos a pé (três itinerários diferentes conduzidos por investigadores e docentes da UA) ou de bicicleta (dois itinerários diferentes conduzidos por investigadores da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e da Mobilidade Suave), estes percursos terminam na Universidade, junto ao edifício da Reitoria. O programa do dia completa-se com a entrega do prémio, às 17h00, ao grupo vencedor do peddy-paper.

Os novos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro – Norte (ESAN) terão iniciativas próprias que decorrem nas respetivas escolas e cidades (Águeda e Oliveira de Azeméis).

Na terça-feira, dia 15, a receção aos alunos da ESAN é realizada em Oliveira de Azeméis. Também os alunos que vão frequentar os cursos da ESTGA terão neste segundo dia de acolhimento (15) a possibilidade de conhecer a sua escola, curso, docentes e colegas e, durante à tarde, a cidade. Para além de uma receção de boas-vindas, pelo Presidente da Câmara de Águeda, serão apresentados projetos de mobilidade sustentável.

Neste mesmo dia, os estudantes, cujos cursos funcionam na Universidade, na Escola Superior de Saúde (ESSUA) e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA) vão visitar as instalações das suas respetivas unidades orgânicas (Departamentos/Escolas), conhecer as direções de curso e os núcleos de curso. Durante a tarde, as atividades serão dedicadas ao associativismo, decorrendo na Casa do Estudante - sede da Associação Académica da Universidade de Aveiro.