Região de Aveiro mobiliza-se no apoio ao povo ucraniano.

2022-02-28 12:38

Categoria: 

Concelho: 

Autarquias e cidadãos da região de Aveiro mobilizados no apoio à Ucrânia.

O acolhimento de cidadãos está a motivar a disponibilidade de advogados e solicitadores que declaram apoio pro bono em processos administrativos para a chegada e integração em Portugal.

Questões associadas à análise de contratos de arrendamento, trabalho, documentos com o consulado e documentos para poder viver em Portugal.

As autarquias declaram apoio em mensagens dirigidas à embaixada ucraniana em Portugal e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros a disponibilidade para acolher refugiados.

Vagos já assumiu estar preparado para acolher 100 a 200 refugiados ucranianos, estando a trabalhar em articulação com o Núcleo Empresarial de Vagos no sentido de garantir que estas pessoas possam ser integradas no mercado de trabalho.

O Município de Vagos está também disponível para apoiar todos os ucranianos residentes no concelho que pretendam trazer as suas famílias da Ucrânia.

A autarquia subscreveu o Voto de Solidariedade da Assembleia Municipal de Vagos para com o “sofrimento e dor do povo ucraniano, repudiando e condenando veementemente a invasão das forças militares russas, que acontece ao arrepio da soberania do Estado Ucraniano, da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional”.

Ílhavo já tinha assumido posição de apoio em proposta subscrita por todos os grupos com assento na Assembleia Municipal de Ílhavo.

Na área social, há campanhas praticamente em toda a região.

Em Ílhavo, o Lions Clube e o Illiabum estão a recolher bens para apoiar o povo Ucraniano.

O Pavilhão Capitão Adriano Nordeste recebe esses bens, entre as 17h e as 20h de segunda a sexta.

Trata-se de uma campanha de recolha de bens alimentares, medicamentos, ligaduras, água oxigenada, bens para crianças, roupa quente, cobertores, pilhas, PowerBanks e lanternas.

“O Illiabum Clube não pode ser indiferente aos últimos acontecimentos na Ucrânia. Por esta razão e por fazer parte do nosso ADN o espírito de equipa e solidariedade cá estamos, de mangas arregaçadas para dar apoio ao povo ucraniano”, refere o clube de Ílhavo em comunicado no apelo à recolha de produtos para criança (fraldas, papas etc); medicamentos e máscaras cirúrgicas.

O grupo informal “Vizinhos de Aveiro” centraliza grande parte da informação sobre campanhas e na Junta de Freguesia de São Bernardo hoje é dia de recolha de bens entre as 10h e as 18h.

A realização de vigílias é outra das organizações que estão a ser equacionadas.

Em Aveiro admitia-se uma concentração esta segunda, ao final da tarde, mas ainda com dúvidas quando ao local e em Ílhavo o evento poderá ser no final da semana.