Rede de ciclovias da Murtosa em expansão com obras em arruamentos municipais.

2015-03-05 15:08

Categoria: 

Concelho: 

A remodelação de algumas vias na Murtosa está a conduzir à expansão da redes de pistas cicláveis de acordo com a estratégia municipal de mobilidade, preconizada no projecto Murtosa Ciclável. Há pistas no eixo Avenida dos Descobrimentos/Rua dos Marinheiros e no eixo Avenida Dr. João Carlos Vaz da Cunha/ Rua dos Mercanteis, na Freguesia da Torreira, e na Avenida de São Mateus, na Freguesia do Bunheiro.

Na Torreira, a intervenção na Avenida Dr. João Carlos Vaz da Cunha e Rua dos Mercanteis permitirá o estabelecimento de um eixo ciclável transversal, no centro do núcleo urbano, ligando a Avenida da Circunvalação, a norte, à Avenida dos Descobrimentos, a sul; já a infraestruturação da Avenida dos Descobrimentos e da Rua dos Marinheiros, possibilitará mais uma ligação ciclável entre o mar e a Ria, a sul do aglomerado urbano, à semelhança do que já acontece com a Avenida da Circunvalação, a norte.

No Bunheiro, com a construção de pista ciclável na Avenida de São Mateus será estabelecida a ligação entre a ciclovia da EN 109-5, na chamada rotunda do “depósito de água”, e o centro do Bunheiro, articulando-se com a infraestrutura similar, executada ao longo da variante ao centro do Bunheiro, e com a ecovia estabelecida entre a Ribeira do Gago e o Mancão, no âmbito da obra requalificação marginal recentemente concluída.

Com estas intervenções actualmente em curso, a rede ciclável urbana será incrementada em cerca de 2,7 km. Atualmente, a rede de ciclovias urbanas possui uma extensão de cerca de 21,1km, enquanto que a rede de fruição se estende por 18,9km, totalizando 40km de vias cicláveis implementadas no Concelho.