Rede Aveiro Sénior quer projetos de animação para idosos.

2021-03-24 07:56

Categoria: 

Concelho: 

A Rede Aveiro Sénior (RAS) completa 3 anos de existência e no momento do balanço diz que é necessário repensar a atuação.

Trata-se de um grupo de 19 organizações com trabalho realizado junto da população sénior beneficiária de respostas sociais do concelho de Aveiro.

O grupo diz que a pandemia impôs uma reflexão sobre as práticas de animação com os idosos em contexto de pandemia e abre caminho a atividades interinstitucionais, momentos de formação para técnicos e outros colaboradores das organizações, partilha de preocupações com as questões da saúde mental dos utentes, isolamento, solidão e vacinação, e o lançamento de projetos conjuntos de âmbito concelhio.

Um dos últimos encontros contou com a presença da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Maria do Rosário Carvalho, confrontada com questões como a lacuna no Plano Nacional de Vacinação no que respeita à vacinação dos profissionais do Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, bem como dos respetivos utentes, sobretudo os que têm menos de 80 anos, “que se encontra omissa”.

As instituições querem uma parceria com a CMA para avançar com um projeto dirigido à população sénior do concelho de Aveiro e foram dados os primeiros passos para uma atividade interinstitucional de troca de correspondência por carta entre os idosos das várias organizações, promovendo a amizade, a literacia e a proximidade.

“Com 3 anos de caminho percorrido, a RAS não baixa os braços e pretende que, com todos os condicionalismos existentes, a promoção de atividades e momentos de animação dirigidos à população sénior seja uma efetiva realidade, tendo sempre presente as preocupações com a questão da saúde e segurança”.