Rancho Folclórico de São Simão de Mamarrosa promove Desfolhada à moda antiga.

2019-10-05 07:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Folclore e tradição em noite de Desfolhada pelo Rancho Folclórico de São Simão de Mamarrosa.

Quem nunca assistiu à “Tradicional Desfolhada” tem oportunidade de ver, este sábado, uma representação desta tradição já pouco usual nos dias que correm, pelo Rancho de São Simão de Mamarrosa.

A encenação tem início às 20 horas, no Largo Professora Rosinda de Oliveira, junto ao Salão da Associação de Melhoramentos da Mamarrosa, na Mamarrosa, Oliveira do Bairro.

Além da atuação do rancho anfitrião e responsável pela organização do evento, sobe também ao palco um convidado – Rancho Folclórico Rio de Moinhos - Penafiel –, além de um grupo de cantares – Grupo Cultural São Bernardo a Cantar e um grupo de teatro, encabeçado por Ricardo Regalado, que vai recriar todo o espírito de alegria, diversão e trabalho que se vivia nesta tarefa da desfolhada.

No total serão mais de 100 pessoas a participar nesta recriação, procurando representar de forma o mais fiel possível esta tradição.

Durante o evento estará à venda comida típica destas festividades, num bar aberto, onde não vão faltar o caldo verde, chouriço assado, broa e vinho tinto.

“Com um grupo de mais de 100 pessoas, procuramos agora mostrar aos jovens e a todos os presentes que se juntarem a nós como era o ambiente de festa na altura da desfolhada do milho.”, explicou Daniel Jesus, Presidente da Direção do Rancho de São Simão de Mamarrosa.

A realização da “Tradicional Desfolhada” conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Junta da União de Freguesias de Bustos Troviscal-Mamarrosa, sem os quais esta organização não teria sido possível.