Quercus contra "podas abusivas" no distrito de Aveiro.

2021-03-26 07:55

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo Regional de Aveiro manifesta-se contra a forma como estão a ser executadas as podas de centenas de árvores um pouco por todo o distrito.

Diz mesmo que os serviços camarários “não podem ignorar” que a rolagem, ou seja, o corte de ramos com diâmetro superior a 8 centímetros, é desaconselhado pelos técnicos de arboricultura, como forma de efetuar uma correta manutenção das árvores ornamentais.

“Entre outras consequências nefastas, esta prática reduz o valor patrimonial das árvores, diminui a sua longevidade e aumenta o risco de acidentes por originar pernadas com menor resistência”.

Considera que as intervenções realizadas evidenciam uma “preocupante falta de conhecimentos” na área da arboricultura.

“Esta situação é particularmente incompreensível quando alguns serviços camarários recebem formação especializada, destinada, precisamente, a divulgar boas práticas no domínio da arboricultura”.

Sem concretizar a crítica quanto aos municípios infratores, a Quercus “desconfia dos verdadeiros objetivos destas intervenções”.

“Mais incompreensível ainda é o facto de as câmaras municipais e juntas de freguesia, ao mesmo tempo que permitem a delapidação do seu vasto património arbóreo, anunciem investimentos para tornar as suas cidades e vilas mais verdes e sustentáveis”.