Quercus Aveiro alerta para ameaças sobre Zonas Húmidas.

2020-02-03 18:26

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus Aveiro alerta para ameaças sobre Zonas Húmidas.

No momento em que se comemora o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se assinalou a 2 de fevereiro, considera que é urgente alertar para as ameaças que atingem estes espaços sensíveis e exigir a promoção de ações de gestão ativa e de restauração destes habitats.

“Apesar da proteção legal e dos compromissos assumidos, estes habitats continuam sujeitos a uma forte degradação originada por um grande número de ameaças”.

A poluição da água, o assoreamento acelerado e o descontrolo que se verifica atualmente com a proliferação de algumas espécies exóticas invasoras são riscos visíveis.

Nos últimos meses, a Quercus Aveiro denunciou e pediu explicações a um conjunto de entidades competentes relativamente ao abate indiscriminado da galeria ripícola na margem direita do rio Vouga, no concelho de Albergaria-a-Velha, e nas margens do rio Cértima.

Estas intervenções destruíram grande parte da galeria ripícola, promoveram a erosão das margens e potenciaram a expansão descontrolada de espécies invasoras.

A Quercus Aveiro está a acompanhar e a monitorizar diversas situações de pesca ilegal no rio Vouga e na Ria de Aveiro, bem como o despejo de lixos, entulhos e outros resíduos nas margens do rio Vouga, a alteração ilegal do uso do solo na área do Vale do Cértima e o despejo de efluentes não tratados na Pateira de Fermentelos e rios Águeda, Cértima e Ul.

Com a iniciativa Guarda-Rios, a Quercus Aveiro apela a todos os cidadãos da região que visitem regularmente os seus rios e ribeiras para verificar o estado de saúde dos ecossistemas e comuniquem os crimes ambientais.

A Quercus alerta para a necessidade de se elaborarem e aplicarem programas de restauração ecológica das zonas húmidas.

E reitera que é “absolutamente necessário” que este seja o ano do efetivo arranque da elaboração dos Planos de Gestão, o ano da avaliação das incorreções de alguns dos limites dos Sítios de Importância Comunitária e de Zonas de Proteção Especial para as Aves e da designação de novos Sítios.

Por isso, está disponível para colaborar na elaboração e aplicação de programas de restauração ecológica das zonas húmidas, que promovam a sua preservação e valorização.