Quercus apela à denúncia de crimes ambientais.

2021-01-18 08:06

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus Aveiro lança a iniciativa “Todos pelo Ambiente” que fomenta a recolha de informação sobre denúncias.

Apelo dos ambientalistas para que os associados e todos os cidadãos em geral se tornem vigilantes da natureza da sociedade civil.

“O objetivo é cada cidadão esteja atento e possa comunicar crimes ambientais no seu concelho. Assim, pretende-se envolver os cidadãos e conseguir ter presença em todos os concelhos do distrito”.

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus considera “inaceitável” que se verifiquem situações de “incumprimento sistemático” de cidadãos e entidades e diz que a fiscalização “continua a ser insuficiente”.

Mesmo com aplicação de sanções, revela que ficam “aquém do esperado”.

Atenções voltadas para a gestão do território, nomeadamente a existência crimes ambientais, como o despejo de lixos, entulhos e outros resíduos; a alteração ilegal do uso do solo com construções e aterros; o despejo de efluentes não tratados; a existência de espécies invasoras como a acácia e a erva-das-pampas.

Os cidadãos podem enviar fotografias ou vídeos das situações detetadas para a Quercus Aveiro, indicando a localização do crime ambiental, para eventual recolha de provas e consequente denúncia pública.