PSP faz balanço à operação "Polícia sempre presente".

2020-10-07 12:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Polícia de Segurança Pública, à semelhança dos anos anteriores, implementou em todo o território nacional a Operação “Polícia sempre presente – Verão seguro 2020”.

Esta operação tem por objetivo, em todo o território nacional, acompanhar as deslocações das famílias em férias, de forma a fortalecer o sentimento de segurança nas zonas balneares, áreas turísticas, comerciais e residenciais, bem como nos principais eixos rodoviários primordialmente por intermédio de um elevado índice de visibilidade.

Paralelamente, de contribuir para assegurar o cumprimento do quadro legal em vigor no contexto da saúde pública.

O Comando Distrital de Aveiro, na sua área de responsabilidade, e seguindo o objetivo da Operação, registou um total de 131 detenções das quais 47 por condução sob influência de álcool, 34 por falta de habilitação legal, 34 em cumprimento de Mandado de Detenção e 7 por desobediência.

Há a registar 5 por furto, 3 por injúrias e uma por tráfico de droga.

Foram apreendidas 12 734 doses de estupefaciente, com 11 doses de Haxixe e 12723 doses de outras drogas.

Ao todo foram fiscalizadas 12 344 viaturas de que resultaram 5 876 autos de notícia por contraordenação elaborados por infração rodoviária.

Foram apanhados 2922 condutores em excesso de velocidade e detetadas 299 infrações por utilização do telemóvel durante a condução.

No Programa “Estou Aqui” foram distribuídas 755 pulseiras e no programa “Chave Direta” efetivados 5 pedidos de vigilância.

“O empenhamento operacional da PSP nesta época estival, ainda que num contexto diferente do habitual permitiu-nos manter uma estreita ligação com toda a população, condição fundamental para a construção de uma relação empática e robustecimento geral do sentimento de segurança. Apelamos a todos os cidadãos para que continuem a seguir as recomendações das autoridades de saúde e da PSP no âmbito da saúde pública, publicitadas por intermédio da comunicação social e nas contas oficiais nas redes sociais”.