PSP e GNR com mensagens para jovens em Dia de São Valentim.

2022-02-14 09:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

PSP e GNR com mensagens em Dia de São Valentim.

Para assinalar esta data a Polícia de Segurança Pública mantém ativa a operação de sensibilização e informação à população escolar.

Esta operação tem como principal objetivo promover ações de sensibilização direcionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (faixa etária dos 13 aos 18 anos), através dos Polícias afetos ao Programa Escola Segura (PES), subordinadas à temática da violência doméstica e no namoro.

Mensagens positivas para chamar a atenção para um drama social.

A maioria dos relatos de violência no namoro apresentados à PSP, em 2021, envolvem tanto violência psicológica como violência física.

No ano de 2021 foram registadas mais de 2.215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino.

As vítimas, ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento da situação, devem apresentar queixa nas esquadras ou procurar ajuda junto das Equipas da Escola Segura (contexto escolar) ou das Equipas de Proteção e Apoio à Vítima.

A Guarda Nacional Republicana realiza, ao longo desta semana, uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objetivo de combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.

A campanha #VaisParar visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

Durante o ano de 2020, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1 110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias.

Desses crimes, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos.

Em 2021 foram registados 1 105 crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, registando-se 332 vítimas com idade até aos 24 anos.