PSD questiona GNR sobre falta de efetivos para patrulhas em Aveiro.

2020-10-20 07:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

André Neves questiona o Ministro da Administração Interna sobre falhas no patrulhamento e falta de efetivos na GNR de Aveiro.

A notícia veio a público no fim de semana e alertava para um quadro criado no final da semana passada nalgumas freguesias de Aveiro tendo sido o posto de Cacia a dar apoio mas também com meios limitados.

Agora, os deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Aveiro questionaram o Ministro Eduardo Cabrita, por escrito, exigindo esclarecimentos sobre as falhas recorrentes nas operações de patrulhamento de 5 freguesias do concelho de Aveiro por parte da GNR devido à falta de efetivos no posto territorial.

André Neves, autor da iniciativa parlamentar, quer saber se o Ministro tem conhecimento dos constrangimentos que têm vindo a afetar o patrulhamento nas freguesias de Eirol, Eixo, Nossa Senhora de Fátima, Oliveirinha, Requeixo e Nariz e se está previsto um reforço de efetivos no posto territorial da GNR de Aveiro e em outros que se encontrem em situação semelhante.

“Os relatórios de segurança interna mostram que a criminalidade tem vindo a aumentar, mas situações como esta mostram que o Governo tem sido inoperante e geram um sentimento de insegurança entre as populações”, refere o deputado social-democrata.

Em junho passado, o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) alertou para um crescimento de 5,9% da criminalidade geral no Distrito de Aveiro, encontrando-se os concelhos de Aveiro e de Santa Maria da Feira entre aqueles que apresentam maior predominância de ocorrências.

O deputado do PSD quer também saber que medidas tem o Governo preparadas para garantir que as operações de patrulhamento são devidamente asseguradas em caso de as forças de segurança serem afetadas por algum surto de COVID-19.

“Caso se verifiquem contágios, os elementos infetados terão de cumprir quarentena e esta é uma circunstância que pode ser complicada de gerir por unidades que já têm hoje uma manifesta falta de efetivos”.