PS diz que Câmara de Ílhavo falhou objetivo de melhorar qualidade da água no Oudinot.

2017-05-25 08:20

Categoria: 

Concelho: 

O PS pede explicações sobre a manutenção da classificação das águas da Praia do Jardim Oudinot como "má" quando em 2016 existiam promessas de melhorar a qualidade da água.

A Agência Europeia do Ambiente revelou, novamente, que há “má qualidade da água” e o PS diz que Fernando Caçoilo “faltou à verdade aos munícipes” depois de ter prometido melhorar a situação.

“O PS já havia alertado a Câmara Municipal de Ílhavo, aquando da publicação do relatório sobre as análises de 2015, para legítimas preocupações sobre a qualidade daquela zona balnear, verificando agora, à luz dos dados veiculados por uma entidade europeia, que as preocupações do PS voltam a confirmar-se e que as eventuais medidas anunciadas pela Câmara se revelaram insuficientes para garantir a qualidade do local em causa e acautelar as mínimas condições daquela praia no que diz respeito à proteção da saúde dos que a frequentam”.

Em nota divulgada esta quarta-feira, os socialistas lembram que Fernando Caçoilo tinha anunciado em Maio do ano passado que a água daquela praia seria melhorada depois do final das obras na rede de saneamento. Diz que o autarca “faltou à verdade aos munícipes de Ílhavo”.

Em 2016 Fernando Caçoilo falava em questão pontual e salientava que existia monitorização da praia admitindo alguma questão temporária com as obras de saneamento.

O PS sugeria que nas condições verificadas deveria existir sinalização sobre a interdição a banhos, a identificação das causas para a poluição e ações para prevenir, reduzir ou eliminar as causas da contaminação.

“A poucos meses do término do mandato autárquico, resulta evidente mais um falhanço do executivo municipal liderado pelo PSD, que assumiu o compromisso com os eleitores de candidatar aquela zona balnear à Bandeira Azul. Tendo em conta a classificação miserável da qualidade da água da praia do Jardim do Oudinot, em contra-ciclo com a melhoria constante das zonas balneares portuguesas, constata-se que essa candidatura não passa de uma miragem, de uma promessa vã do PSD".

No local são visíveis obras na rede de águas numa obra da administração do Porto de Aveiro como forma de garantir o serviço às habitações e áreas de comércio (bares) em local frequentado, no Verão, por milhares de pessoas e palco do Festival do Bacalhau onde são visíveis as marcas dessa falta de saneamento que, agora, parece seguir a caminho da conclusão.