Projeto "Escolas sem plástico" vai seguir de Aveiro para mais 10 municípios da região.

2022-04-01 07:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Empresa Águas da Região de Aveiro e agrupamento de escolas dr. Mário Sacramento desenvolveram o projeto denominado “escola sem plástico” com a promessa de que esse projeto vai chegar a mais 10 municípios da região de Aveiro.

A estas entidades juntou-se a Câmara de Aveiro num projeto de consciencialização e disponibilização de meios, erradicação de plástico no bar da escola, criando uma alternativa sustentável à água engarrafada por via do consumo da água da torneira.

Foram distribuídos cantis reutilizáveis e disponibilizados pontos de abastecimento.

Para mudar o comportamento da população escolar criou-se uma envolvência com professores e alunos para debater as vantagens ambientais, sociais e económicas associadas ao consumo da água da torneira e, a partir daí, desenvolver uma campanha que integre as motivações e linguagem do publico escolar.

No dia 29 de março de 2022, este projeto teve o seu arranque apadrinhado pelo presidente da AdRA, Fernando Vasconcelos, pela Vereadora Teresa Grancho e pelo diretor do agrupamento de escolas Dr. Mário Sacramento.

Estiveram presentes os respetivos presidentes das juntas de freguesia de Aradas e da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, bem como os responsáveis e coautores do projeto, nomeadamente a direção da Eco-Escolas, corpo docente e comunidade escolar.

O mote desta campanha foi o resultado de uma estreita colaboração entre alunos, docentes e a AdRA, redundando num slogan chamativo que sintetiza todas as vantagens da escolha da água da torneira, “água da torneira, boa para ti, boa para o ambiente”.

Este slogan foi ponto de partida, para que os alunos desenvolvessem outras propostas, onde as vantagens da utilização da água da torneira são quantificáveis e evidentes.

Uma pessoa que consuma somente água da torneira para as suas funções orgânicas, poupa em média 218 euros por ano e evita que 6kg de plástico por ano contamine o ambiente.

A Águas da Região de Aveiro vai alargar, progressivamente, às restantes escolas do ensino secundário dos 10 municípios que serve.