Projeto de turismo acessível já disponível nos museus de Aveiro.

2022-07-18 18:45

Categoria: 

Concelho: 

Turismo acessível em Aveiro.

O AccessTUR – Centro de Portugal está já disponível para os visitantes dos Museus de Aveiro, sendo este um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social, promovido pela Accessible Portugal.

Focado na promoção do território e inclusão social, este projeto traduz-se na disponibilização de um Kit Multiformato, dedicado à inclusão de Cidadãos com necessidades especiais e um Kit Pack Ensino focado na atração dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, pela Cultura e pelo Conhecimento.

Cada Kit é diferente de Município para Município, adaptado à realidade local e os temas escolhidos são complementares entre si, face à oferta turística de cada local e da própria Região Centro.

Esta iniciativa teve o apoio da Turismo Centro Portugal e das sete Comunidades Intermunicipais que compõem a Região Centro, através da qualificação da oferta turística, desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com necessidades especiais, desenvolvimento do potencial turístico da Região Centro.

Trata-se de mais uma ação de qualificação da oferta turística, que teve o contributo da Câmara Municipal de Aveiro, com a partilha de informação histórica e do conteúdo expositivo dos Museus.

O objetivo do Kit Multiformato é disponibilizar informação sobre o tema Arte Nova de uma forma acessível e inclusiva, pelo que apresenta informação em diversos formatos, meios e técnicas distintas, mas complementares, como, por exemplo, escrita simples para uma leitura fácil, impressão ampliada e com alto contraste, impressão em Braille, imagens em relevo, informação áudio para pessoas que não conseguem ver, informação em Língua Gestual Portuguesa para pessoas Surdas, entre outras.

Juntamente com o Kit Multiformato, os Museus de Aveiro têm também disponível o Kit Pack Ensino, o qual dispõe de jogos divertidos direcionados para diferentes níveis de escolaridade (1º, 2º e 3º ciclos), cujo objetivo é fomentar a prática da acessibilidade e inclusão junto da comunidade escolar.