Projeto de docente da UA e Companhia Música Teatral vence YAMAwards.

2020-10-22 18:16

Categoria: 

Concelho: 

Uma instalação e performance de música-teatral criada por Paulo Maria Rodrigues, professor da Universidade de Aveiro (UA), e pela Companhia Música Teatral (CMT), venceu a categoria Melhor Projeto Participativo, dos YAMAwards, prémios internacionais de espetáculos musicais para a juventude.

Paulo Maria Rodrigues, professor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA/UA), sabia que “Murmuratorium” tinha sido selecionada para duas categorias, Melhor Projeto Participativo e Melhor Ópera, dos YAMAwards (YAM, Young Audiences Music, em português: Música para Jovens Audiências) e, por isso, assistia à sessão final dos Prémios, em casa, ao computador. Qual não é o seu espanto quando, no exato momento que é anunciado o nome da sua produção, tocam à campainha para entregar um ramo de flores e um objeto/escultura certificando a atribuição do prémio. Foi assim, perante esta precisão e com espanto em duplicado, que soube que tinha vencido na categoria Melhor Projeto Participativo dos YAMAwards.

“Murmuratorium” é uma espécie de espetáculo total, um misto de performance e instalação que pode ser explorada de forma livre e informal. Num espaço urbano ou exterior delimitado coexistem objetos que desempenham, simultaneamente, um papel cénico e sonoro e também coexistem pessoas ouvindo, dando voz à delicadeza, ao belo, à harmonia. O resultado nunca se repete, dado que depende sempre de quem participa, ou melhor, da sua intervenção.

Pensado para crianças e jovens, estreou-se no Festival dos Canais, em 2019, em Aveiro, em resultado da coprodução entre a CMT, o Teatro Aveirense e a Musiquim, tendo sido desenvolvido localmente com um grupo de adolescentes e jovens que integrou elementos da CMT-Kids e do Dancenter em Aveiro e da Musiquim nos Açores.

A CMT e a UA têm uma parceria que remonta a 1999 (“Uma Prenda Para Eugénio de Andrade” foi estreado no DeCA) e que ao longo dos anos tem permitido uma articulação efetiva entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação da importância da experiência musical e da arte em geral no desenvolvimento social e humano.

Os YAMAwards honram a criatividade e a inovação nas produções musicais para audiências jovens. O YAM (Young Audiences Music) é um programa da JM Internacional, a maior organização não governamental musical dedicada aos jovens. A plataforma dedica-se a levar a música ao vivo a crianças e jovens de todo o mundo, assim como providenciar apoio aos profissionais nesta área.