Projeto com parceria da UA avalia a sustentabilidade de ideias de negócio.

2023-01-26 16:34

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) é instituição parceira do projeto Consumer Awareness for Responsability to the Environment (CARE), uma iniciativa internacional no âmbito do programa Erasmus+, coordenado pela Universidade de Málaga (UMA).

O projeto CARE fornece a oportunidade de propor e ver avaliadas futuras ideias de negócios que suportem o crescimento da economia circular.

No âmbito deste projeto, surgiu a ferramenta PROMOBIZ.

O projeto pretende contribuir para mudanças comportamentais nas preferências, hábitos de consumo e estilos de vida das pessoas, encontrando-se alinhado com as políticas ambientais adotadas pela Comissão Europeia e espelhadas no plano de ação para a economia circular, nas políticas de gestão de resíduos, e no desafio do Pacto Ecológico Europeu para a recuperação europeia.

O projeto CARE fornece a oportunidade de propor e ver avaliadas futuras ideias de negócios que sejam criativas, social e economicamente viáveis, responsáveis, ambientalmente sustentáveis, e que suportem o crescimento da economia circular.

Para alcançar estes objetivos, os parceiros do CARE desenvolveram o PROMOBIZ, uma ferramenta inovadora para identificar e avaliar a viabilidade de ideias empreendedoras, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental, através de parâmetros e critérios específicos.

Estas propostas, apresentadas através da plataforma REA-CARE, serão submetidas a um processo de estudo e análise da sua viabilidade por parceiros do projeto com experiência em consultoria empresarial, utilizando uma metodologia especialmente desenhada para o projeto.

Essa análise poderá conduzir à eventual apresentação das melhores propostas a organismos públicos para a promoção do empreendedorismo, em cada país parceiro.

Na UA, o projeto é coordenado por Margarida Pinheiro, professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA.