Projeto Brincar de Rua estuda instalação em Ílhavo.

2019-08-07 11:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O projeto Brincar de Rua está a chegar à região de Aveiro e Ílhavo é um dos municípios que poderá albergar esta ideia.

Em fase de recrutamento de novos Guardiões do Brincar até 9 de agosto, em Ílhavo, a ideia é encontrar voluntários que fazem acontecer os grupos comunitários do brincar.

São gentes locais que estão com as crianças e que garantem a segurança do grupo enquanto as crianças têm oportunidade de brincar na rua, explorar brincadeiras, o espaço e os seus limites.

Trata-se de um projeto de inovação social que vai colocar a tecnologia ao serviço das crianças e das famílias, permitindo-lhes voltar a brincar na rua, em segurança.

Irá criar uma rede digital (plataforma web) de promoção do Brincar nas ruas de cada bairro de Portugal que envolverá famílias e agentes e entidades locais, assente numa metodologia específica de capacitação e formação de Embaixadores do Brincar.

Inclui sistema de geolocalização através dum dispositivo eletrónico que as crianças usam no tempo que estiverem a brincar e que está em permanente contacto com o monitor e com os pais.

Francisco Lontro revela que estão a surgir apelos de pessoas de municípios da região para a constituição destes grupos (com áudio)

Brincar de Rua vai criar uma base para que a comunidade se estruture para proporcionar experiências de brincar livre, não digital, em espaço urbano, para crianças dos 5 aos 12 anos.