Profissionais em Comportamentos Aditivos e Dependências preocupados com falta de decisões no setor.

2019-05-04 09:10

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe o 1º Encontro Nacional dos Profissionais em Comportamentos Aditivos e Dependências que promete apresentar propostas ao governo.

Os profissionais deste setor revelam que as políticas públicas para as adições permanecem em “situação de incerteza” quanto à definição de um modelo organizacional para as adições, que acompanhe as novas realidades sobre comportamentos aditivos e dependências e que reflita a sua “natureza multidimensional”.

“Esta situação contribui largamente para a fragilização e desqualificação lenta dos serviços e para acentuar o continuado e desesperante esforço dos profissionais em manter uma resposta condigna aos utentes e famílias que todos os dias acorrem aos serviços”.

A Associação Portuguesa de Adictologia manifesta “inquietação” sobre a reestruturação dos serviços públicos para as adições.

Lembra que 8 anos e duas legislaturas de consultas acabaram com novo pedido do Ministério da Saúde à Direção do SICAD para apresentação de nova proposta, sem previsão de tempo para uma tomada de decisão.

“Haverá noção suficiente do prejuízo que estão a causar ao funcionamento dos serviços, adquirindo particular relevo a inquietação em que se encontram os profissionais e as dificuldades de satisfação dos cuidados assistenciais dos utentes que solicitam apoio diariamente?”

O aumento de prazos de atendimento, a existência de listas de espera, a redução do número de camas para os internamentos e a dificuldade de resposta às solicitações que os parceiros fazem para intervenções de âmbito comunitário estão a causar preocupação.

“Estamos perante uma necessidade premente de clarificação de uma estrutura pública para as adições que continue a abranger todo o território nacional, que sirva os cidadãos e a comunidade, com princípios de proximidade, acessibilidade, credibilidade e rigor científico”.

O encontro de Aveiro decorre a partir das 10h na Casa da Comunidade Sustentável, na União de Freguesias Glória e Vera cruz.