Professores contra municipalização da educação.

2015-06-06 11:25

Categoria: 

Concelho: 

A esmagadora maioria dos professores que participou numa consulta em Portugal sobre a municipalização da educação “chumba” a opção de Governo e Municípios aderentes e Aveiro segue a tendência. Os professores da região centro também disseram “não” à municipalização. Com ainda 15% das mesas por apurar, realizou-se a consulta aos professores de todo o país (continente) sobre o processo de municipalização.

A votação na Região Centro, por distritos, é clara. No distrito de Aveiro Aveiro com 60% de votantes, o “não” foi defendido por 98% dos professores que participaram na consulta. Números idênticos aos de Castelo Branco (98%), Coimbra (93%), Guarda (98%), Leiria (98%) e Viseu (98%).

“Falhando numa obrigação constitucional, decorrente do exercício da própria democracia (o direito de participação dos portugueses na decisão das matérias que lhes dizem respeito), o governo ignorou as críticas dos docentes, quer quanto ao processo em si, secreto e sigiloso, quer quanto ao conteúdo dos contratos interadministrativos desta designada delegação de competências que é, afinal, um claro processo de municipalização da Educação, com o qual pretende dar um passo significativo no cumprimento do seu guião da reforma do Estado, aprovado pelo conselho de ministros”.