Professor da UA no Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.

2018-07-12 11:08

Categoria: 

Concelho: 

Henrique Queiroga, Professor da UA, é um dos 20 elementos nomeados para o Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.

O professor do Departamento de Biologia e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar integra a ENAAC 2020 que pretende desenvolver uma perspetiva sistémica e integrada das ações de adaptação às alterações climáticas e de mitigação dos seus efeitos.

Melhorar o nível de conhecimento sobre as alterações climáticas, implementar medidas de adaptação e promover a integração da adaptação em políticas sectoriais são metas já traçadas.

Henrique Queiroga foi nomeado em substituição de Henrique Cabral, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e é agora um dos 20 membros do Painel Científico.

O professor da UA leciona Oceanografia Biológica, Ecologia Marinha e outras disciplinas na área das Ciências do Mar, e é atualmente coordenador do grupo de investigação em Ecologia Marinha e Estuarina do CESAM, tendo exercido no passado funções de vice-diretor deste Laboratório Associado.

Na vertente do seu trabalho relacionada com projetos de conservação ambiental, especificamente no que respeita à gestão de áreas marinhas protegidas, coordenou a candidatura da Reserva Natural das Berlengas à Rede Mundial de Reservas da Biosfera (UNESCO, Programa Homem e Biosfera).