Primeiro Colégio privado da cidade de Aveiro celebra 25 anos.

2021-06-01 08:12

Categoria: 

Concelho: 

O Colégio Português celebra 25 anos.

A 1 de junho de 1996 foi lançada a “primeira pedra” daquele que é hoje um projeto privado de referência na área da educação, em Aveiro.

O Colégio Português está a assinalar as suas bodas de prata.

Foi há, exatamente, 25 anos que o empresário aveirense Gonçalo Nuno Caetano Alves criou os “alicerces” para erguer um projeto dedicado ao ensino.

Revela que o primeiro colégio privado da cidade foi concretizado sem subsídios públicos, encetando um percurso baseado no mérito.

“Os resultados académicos obtidos ao longo destes 25 anos são a prova inequívoca da qualidade de trabalho desenvolvidos por todos os colaboradores que passaram pela instituição. Sem esquecer os alunos e as suas famílias, e todos aqueles que, direta ou indiretamente, fizeram parte deste projeto e confiaram no Colégio Português”.

O Colégio Português iniciou a sua atividade no dia 1 de junho de 1996 com as valências de Pré-Escolar e ATL abrindo em setembro de 1997 o 1.º ciclo.

No dia 7 de janeiro de 1998, o Ministério da Educação concedeu a esta instituição de ensino a Autorização Definitiva de funcionamento n.º 587.

No início do novo milénio, em setembro de 2000, o Colégio Português abriu o 2.º ciclo e passados dois anos o 3.º ciclo.

Em 31 de maio de 2005, o Ministério da Educação concedeu à Instituição a Autonomia Pedagógica para o 1.º e 2.º ciclo e, a 5 de novembro de 2008, ao 3.º ciclo.

Estes dois momentos são considerados marco importante para a Instituição, uma vez que foi reconhecido e validado todo o trabalho desenvolvido pela equipa de docentes e não docentes do Colégio Português.

Por força das circunstâncias do momento atual, o 25.º aniversário do Colégio Português será assinalado apenas de forma simbólica.

Esta terça será descerrada uma placa evocativa da data, antecipada do lançamento do livro “A Nossa História”, alusivo aos 25 anos da instituição, da autoria de Henrique Pereira, professor do Colégio Português, e com ilustrações de Alexandra Gonçalves – e da visita oficial à exposição “Colégio Português - 25 anos de história".

Estes atos solenes, agendados para as 16h30, contarão com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, da Presidente da Junta de Freguesia de Esgueira, Ângela Almeida, e do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.