Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro afirma-se satisfeito com investimento em novo pavilhão.

2021-12-16 09:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro afirma-se satisfeito com a resposta que a UA prepara no campo desportivo com a construção de uma nova nave.

António Alves lembra que esta tinha sido colocada como uma apostas estruturantes para o futuro da Academia atendendo ao crescimento do número de praticantes e falta de espaços.

O dirigente deixou a palavra de agradecimento logo na abertura da sessão solene dos 48 anos da Universidade de Aveiro (com áudio)

António Alves na despedida em cerimónias de aniversário enquanto presidente da Associação Académica.

Na cerimónia de celebração dos 48 anos da Universidade de Aveiro, o reitor fez um balanço positivo ao mandato que termina em 2022.

Paulo Jorge Ferreira lembra que está a última cerimónia deste ciclo sem deixar indicações quanto à sua recondução no cargo.

A renovação de estruturas, a criação de novos espaços e a promoção da UA no Mundo são metas que deseja ver consolidadas.

Outra das nota está relacionada com a capacitação de recursos para um mercado de emprego cada vez mais dinâmico e exigente (com áudio).

O Reitor anunciou a construção de um "novo edíficio multifuncional, que respeita a identidade arquitetónica do campus e que foi concebido para ter diferentes utilizações."

Referiu, ainda, que ao nível das infraestruras, o Plano de Manutenção do edificado, continuará a trabalhar na "adaptação dos espaços, com vista a assegurar e melhorar o acesso a todos os membros da comunidade académica".

Foi nesse sentido que Paulo Jorge Ferreira revelou o projeto para a Zona Técnica Central, que pretende alargar os pátios para poder levar mais luz natural ao interior do edificio e prolongar o circuito das galerias.

Uma obra que terá em conta uma consulta pública à comunidade, para recolher contributos e sugestões de melhoria, "como é natural a respeito de um espaço de todos", referiu.

Dentro das linhas do plano estratégico da UA, a sustentabilidade é uma das mais visiveis e o esforço foi reconhecido pela GreenMetric 2021 que coloca a Universidade de Aveiro 13 posições acima relativamente a 2020, sendo agora a segunda universidade portuguesa mais bem posicionada.

A iniciativa envolve instituições de ensino superior de 80 países e pretende avaliar o desempenho, incentivando práticas sustentáveis, usando, para o efeito, 39 indicadores, entre os quais as infraestruturas, os transportes a educação/investigação.

O reitor da UA sublinhou a relevância especial destes "48 anos de mudança", também vividas em Portugal e no mundo.

Disse Paulo Jorge Ferreira que "se medirmos o tempo de existência da Universidade de Aveiro, não pelo calendário, mas pela extensão das mudanças que tivemos de enfrentar, podemos falar de 'história' e fazê-lo com orgulho".

Acrescentou, ainda, que a história "não é o estudo do passado, é o estudo da mudança".

A João Veloso, vice-reitor para a Cooperação, coube o papel de atribuir o título "Embaixador Alumni UA" a Ana Cordeiro Pires, Luciana Génio, Sergio Salustio, Pedro A. Neto, Richard Tavares e Virgílio Bento.

O Reitor salienta o papel decisivo que transportam na afirmação da UA no mundo (com áudio)