Porto de Aveiro na rota da Descarbonização. Substituição de projetores de vapor de sódio por LED na iluminação de terminais portuários.

2020-02-17 16:28

Categoria: 

Concelho: 

"Considerando os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, e em concreto a melhoria do desempenho ambiental e o incremento da eficiência energética", definiu a Administração do Porto de Aveiro, uma estratégia de descarbonização para o triénio 2019-2021, onde se inclui a ação de modernização dos equipamentos de iluminação pública, pela substituição dos projetores de vapor de sódio por equipamentos de tecnologia LED.

Esta iniciativa está alinhada com a Estratégia Nacional para a Neutralidade Carbónica da Economia Portuguesa 2050.

Neste âmbito, a Administração do Porto de Aveiro lançou um Concurso Público para o Fornecimento, Instalação e Colocação em Serviço de Projetores LED no Porto de Aveiro, projeto com um custo estimado de 213 mil euros e cuja execução está prevista de Abril a Junho de 2020.

Este inclui o fornecimento de 230 projetores LED e permitirá a substituição de 214 projetores de 400W, de vapor de sódio, no Terminal Norte e Terminal de Contentores e RO-RO. Esta medida representará uma poupança energética anual de cerca de 25% do consumo energético, superior a 70.000 kWh/ano.