Porto de Aveiro entra no projeto "A Pesca por um Mar sem Lixo".

2017-08-25 10:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Porto de Aveiro e a Docapesca entram no projeto "A Pesca por um Mar sem Lixo" ontem apresentado pela Ministra do Mar na Gafanha da Nazaré.

A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro e os pescadores aderem ao programa que estimula as boas práticas ambientais. Em Aveiro, a iniciativa tem 51 embarcações aderentes (arrasto, cerco e pesca artesanal), tendo sido criados dois pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra.

O projeto conta com a participação das associações de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA), dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI), dos Armadores de Pesca do Norte (AAPN) e da Organização de Produtores de Pesca Artesanal (APROPESCA).

A Câmara Municipal de Ílhavo e a TRIU - Técnicas de Resíduos Industriais e Urbanos - são também parceiras da iniciativa.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorinoar elogoiou, na Gafanha da Nazaré, os pescadoers e as Associações que os representam. (com áudio)

Depois de Peniche, Olhão e Aveiro, o programa vai alargar-se a mais 13 portos de pesca do país até 2020. Em Peniche, primeiro porto do país de implementação, foram recolhidos 151 mil litros de resíduos plásticos e 295 mil litros de resíduos indiferenciados.

Dados apresentados pela Ministra do Mar que realça as vantagens do projeto. "Nós não podemos matar o oceano. Nós temos que limpar, preservar e explorar de uma forma sustentável. Não é nenhum crime explorar economicamente o mar. Mas é um crime fazê-lo se não for de uma forma sustentável e de uma forma que o preserve".

No próximo ano o projeto deverá arrancar nos portos de Matosinhos, Nazaré, Sesimbra e Portimão seguindo-se o alargamento a outros portos nacionais.