Portaria: Época balnear nas praias do Norte começa dia 27.

2020-06-04 17:23

Categoria: 

Concelho: 

A época balnear em Portugal vai abrir este ano com a presença de nadadores-salvadores nas praias em diferentes datas pelo país.

Nas praias da zona centro, a época balnear arrancam no dia 20 e uma semana depois, a partir de 27 de junho, segue-se a região norte.

Os banhistas vão ter de respeitar regras de distanciamento superior a metro e meio entre toalhas e guarda-sóis no areal.

Vão ser proibidas atividades desportivas com duas ou mais pessoas e no, acesso aos areais, vai ser interdito o estacionamento fora dos parques.

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (Fepons) alega a falta de 1300 nadadores-salvadores para chegar aos 4500 que são necessários todos os anos. O número foi calculado tendo em conta que são precisos todos os anos dois mil novos nadadores-salvadores, apenas metade dos nadadores salvadores regressa no ano seguinte para trabalhar e os que tiveram o título com três anos renovado automaticamente pelo ISN são cerca de 500. À data da suspensão dos cursos, tinham sido formados 224 novos nadadores-salvadores e decorriam nove formações, com 178 formandos.

Portugal vai ter este ano 360 praias com Bandeira Azul, mais oito que no ano passado, mas a falta de nadadores salvadores devido à suspensão dos cursos vai pôr em causa o hastear do galardão durante o verão em todo o país.