Poluição: PS denuncia descargas ilegais na zona de Eixo.

2021-04-27 15:45

Categoria: 

Concelho: 

O PS denuncia descargas ilegais na zona de Eixo.

São descargas de uma conduta que transporta águas residuais domésticas não tratadas (esgotos) para uma vala hidráulica que tem ligação à linha de água que passa junto ao Parque da Balsa (na foto).

Segundos os testemunhos da população, e do Presidente da Junta de Eixo e Eirol, João Morgado, para além de ser um problema recorrente, este incidente em particular já ocorre há mais de 15 dias, e já foi reportado às autoridades fiscalizadoras.

A descarga está a ser efetuada numa vala hidráulica junto da ponte, logo após a passagem de nível na saída de Eixo no sentido Aveiro - Águeda. Junto da Ponte da Balsa pode verificar-se a existência de esgoto (verificável pelo odor e presença de dejetos na água), constatando-se também já a existência de peixes mortos na área.

A contaminação desta linha de água tem impacte direto na fruição desta zona de lazer, assim como contaminação de águas que são usadas para rega nos terrenos agrícolas circundantes.

“Exige-se à empresa operadora a resolução do problema, e à Câmara a não demissão das suas responsabilidades no que diz respeito a este assunto. A entrega da exploração, por concessão, a uma empresa, responsabiliza-nos a todos, e de maneira particular à Câmara, quer na monitorização, quer na resolução do problema, e na ação em prol da proteção do seu património natural e da saúde da sua população”.