Polis reafirma que marinas e ancoradouros não estão incluídos nas atuais dragagens..

2019-10-26 15:44

Categoria: 

Concelho: 

A manutenção de um nível de desassoreamento que permita uma boa navegabilidade nos principais canais da Ria de Aveiro é um dos grandes desafios que municípios, associações náuticas e Polis consideram ser vital para o futuro da laguna.

O encontro entre o Presidente da Polis Litoral, José Pimenta Machado, e o movimento cívico Maria, há muito era esperado e aconteceu esta sexta.

Numa reunião para apresentação de cumprimentos e para dar a conhecer os principais objetivos do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro, o responsável da sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro terá classificado como “legítima” a ambição do MARIA em ver garantida no futuro uma ação em permanência de limpeza e reposição de fundos nos canais da laguna.

Quanto à necessidade de ver a obra de desassoreamento, em curso chegar, a marinas e ancoradouros da náutica de recreio e da pesca profissional a “conversa” é outra.

A Polis tem defendido que o tema terá que ser enquadrado noutra empreitada uma vez que está fora do âmbito daquelas que são as suas atuais responsabilidades no processo de desassoreamento em curso.

Esse complemento futuro não está para já equacionado embora no entendimento do Maria tenha ficado expresso que não está “também de todo excluído”.