Polis já trabalha na sinalização e balizagem da ria. Amigos da Ria desiludidos com dragagens.

2021-10-21 09:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Polis Litoral Ria de Aveiro informa que os trabalhos de balizagem e sinalização dos canais de navegação tiveram início no passado dia 6 de outubro de 2021.

Esta operação arrancou no topo norte do canal de Ovar, junto à marina do Carregal, continuando para sul ao longo desse canal, ao que se seguirão os canais de Ovar até Pardilhó e da Murtosa, que correspondem ao Lote 1 da empreitada. Posteriormente a operação terá continuidade nos canais a sul, que integram o Lote 2 da empreitada.

Utiliza boias e estruturas fixas (estacas metálicas aligeiradas cravadas no leito) que serão identificados pela cor, além de serem encimados pelos alvo, refletor de radar e luz correspondentes.

Este assinalamento da Ria servirá para indicar os limites laterais dos canais navegáveis, sendo portanto fundamental para a segurança dos seus utilizadores.

Os trabalhos de dragagem na Ria de Aveiro continuam a decorrer no Canal da Murtosa com descarga para a Ilha do Monte Farinha, no Lago do Paraíso, no rio Boco e na Zona central (“Salgado de Aveiro”).

A empreitada, com investimento superior a 20 milhões de euros, tem recebido críticas do Movimento Amigos da Ria, desagradado com a forma como todo o processo de dragagens tem decorrido.

É mesmo considerado por muitos “um fracasso e uma oportunidade perdida”.

Desde praticantes de desportos, a velejadores ou dirigentes associativos, forma-se a convicção de que a obra “não vai resolver nenhum dos problemas da navegabilidade dos seus canais”.

As críticas vão dos traçados escolhidos, à transferência de dragados passando pela derrapagem dos prazos.

O Movimento chegou mesmo a admitir queixa no Ministério Público para sindicar o processo.