Polícia Marítima trava rede de venda ilegal de meixão.

2020-02-01 09:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Polícia Marítima efetuou uma operação dirigida ao tráfico e comércio ilegal de meixão, em 24 locais dos distritos do Porto, de Braga e de Aveiro, tendo sido envolvidos mais de 100 elementos da Polícia Marítima e 40 viaturas.

Esta operação resultou na detenção de 10 indivíduos, dos quais quatro estrangeiros, na apreensão de cerca de 400kg de meixão, com o valor aproximado de venda no mercado final de dois milhões de euros, no desmantelamento de duas unidades, das quais uma para a confeção de redes e utensílios para a pesca ilegal, e outra de equipamentos e mecanismos para a preparação e transporte desta espécie, para ser introduzida no circuito de tráfico por via aérea.

Foram também apreendidas avultadas quantias de dinheiro, material utilizado para o transporte de meixão, 10 viaturas e ainda 30 artes de pesca e artefactos para serem utilizados no tráfico desta espécie.

Esta operação deu cumprimento a mais de 20 mandados de busca e apreensão para residências e armazéns, suspeitos de colaborarem no tráfico ilegal de meixão.

As investigações realizadas pela Polícia Marítima decorrem há cerca de um ano, estando todo o material apreendido à guarda do processo.

A enguia europeia (espécie anguilla anguilla), cujo termo “meixão” designa o seu estado final da fase larvar, tem vindo a sofrer um acentuado decréscimo nos últimos anos, constando como protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), pelo que a sua captura pode ser qualificada como crime de “danos contra a natureza” e outros crimes conexos.