Polémica das vacinas também com caso na Misericórdia de Ílhavo. Diretora diz que informou ACES de uso de sobras.

2021-02-04 07:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, Margarida São Marcos, e vários funcionários da instituição foram vacinados contra a covid-19, apesar de não integrarem o grupo de prioritários, informou fonte da instituição.

Provedora e os funcionários não prioritários tomaram a primeira dose de vacina no dia 22 de janeiro, no âmbito da imunização dos utentes e profissionais da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da misericórdia ilhavense.

Contactada pela Lusa, a diretora da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, Elsa Rocha, explicou que neste caso foram usadas apenas "sobras" e garante que "não houve ninguém externo à unidade a ser vacinado"

Segundo a médica, a instituição enviou às autoridades de saúde uma lista com 95 nomes de pessoas para serem vacinadas (50 colaboradores e 45 utentes) e recebeu 102 doses de vacinas.

Além disso, entre os prioritários, houve várias pessoas que não foram vacinadas, porque tinham estado infetadas com o novo coronavírus há menos de 90 dias.

"As vacinas que sobraram foram distribuídas única e exclusivamente por tudo o que é funcionários da unidade de cuidados continuados pertencente à Misericórdia, incluindo empregadas da limpeza, apoio domiciliário, serviços administrativos e radiologia, e todas as pessoas que contactavam para dentro da unidade", explicou Elsa Rocha.

A diretora disse ainda que a provedora também foi vacinada porque "entra dentro da unidade várias vezes e pode ser uma cadeia de transmissão

Elsa Rocha adiantou, por outro lado, que as entidades competentes regionais, nomeadamente a delegada de saúde e a coordenadora do processo de vacinação no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo-Vouga foram informadas desta situação.

 

Texto: Lusa