PJ faz buscas em Aveiro, Viana, Lisboa e Porto sobre gestão de estaleiros navais.

2016-04-29 14:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Polícia Judiciária está a realizar buscas, em diversas localidades do país, nomeadamente em Lisboa, Viana e em Aveiro, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público. Em causa estão suspeitas dos crimes de "administração danosa, corrupção e participação económica em negócio no âmbito da gestão de estaleiros navais situados no norte do país".

Na operação participam trinta inspetores da Polícia Judiciária, cinco Procuradores da República do DCIAP, e dois Magistrados Judiciais. Também a Procuradoria-Geral da República informou que as buscas em diversos pontos do país estão relacionadas com a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e a venda do navio Atlântida.

Até ao momento, acrescenta PGR em comunicado, ainda não foram constituídos arguidos. Em causa estão factos relacionados com a subconcessão dos Estaleiros de Viana e a venda do Navio Atlântida", diz a nota.

As diligências desta sexta-feira ocorreram em Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Aveiro e Torres Vedras, segundo a PGR, que alude a buscas no Ministério da Defesa Nacional e na Empordef, a 'holding' estatal para as indústrias da Defesa.

As buscas realizadas hoje no ministério da Defesa estão relacionadas com uma investigação à subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo à Martifer e com a venda do navio Atlântida, disse à Lusa fonte do ministério. A Martifer é a empresa que assumiu a gestão dos estaleiros da Navalria e que viria a ganhar a subconcessão dos estaleiros de Viana.

A Polícia Judiciária confirmou esta ação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público em que se investiga a eventual prática dos crimes de administração danosa, corrupção e participação económica em negócio no âmbito da gestão de estaleiros navais situados no norte do país.