Pintor Cândido Teles evocado no 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo.

2021-08-02 09:04

Categoria: 

Concelho: 

No ano do centenário de Cândido Teles, as comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo centram-se na vida e obra "daquele que é um dos mais reconhecidos artistas ilhavenses, autor que melhor representou o território lagunar da região, as suas gentes, embarcações e paisagens".

Várias exposições, oficinas e uma performance audiovisual – praticamente toda a programação, prevista para 6 e 7 de agosto, gira em torno do pintor e escultor Cândido Teles.

As comemorações começam na noite de sexta-feira, 6 de agosto, com a criação audiovisual “the mists of time”, de Frederico Dinis, "que nos transporta, até novas dimensões das paisagens pintadas por Cândido Teles".

No dia seguinte, sábado, 7 de agosto, a programação estende-se desde a manhã até à noite, começando com uma oficina de pintura para maiores de oito anos, que tem como foco reinterpretar Cândido Teles, utilizando diferentes técnicas de pintura. Esta atividade, dinamizada pela Academia de Belas Artes de Ílhavo, tem duas sessões - das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00.

Também com duas sessões, às 10h00 e às 15h00, realiza-se a oficina para famílias “Pelo mar de amanhã”.

O ponto alto do dia chega às 17h00, com a sessão comemorativa do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, centrada na vida e obra de Cândido Teles, através da abertura de três exposições com diferentes abordagens em torno do artista ilhavense.

“Cândido Teles: uma vida em viagem” é uma exposição biográfica que percorre os diferentes momentos da vida e obra do artista, desvendando como as viagens o influenciaram na definição do seu estilo próprio, num percurso de auto-conhecimento que o traz de regresso às suas origens, em Ílhavo.

“Transparência da Ria e do Mar”, 121 obras do primeiro período pictórico de Cândido Teles, doadas pela família ao MMI, regressa às paredes do Museu.

Também na sessão comemorativa abre a exposição do projeto fotográfico “O Homem Tranquilo”, de Alexandre Sampaio, que dialoga com a obra do pintor e escultor, no acervo da representação da Costa Nova do Prado.

As comemorações do 84.º aniversário encerram às 22h00 de sábado, com a inauguração da exposição de fotografia “Mar de Portugal”, de Nuno Vasco Rodrigues, que desvenda a subtileza dos habitats marinhos e a beleza da diversidade biológica do mar. Esta exposição marca a abertura do Espaço Oceanos, que será o local de eleição para celebrar os oceanos e promover debates em torno das crescentes ameaças que enfrentam atualmente. Uma Conversa de Mar com o Luís Menezes Pinheiro (UA-CESAM e IOC/UNESCO) "marca o arranque de momentos de reflexão e de partilha".