PCP: "Nestlé leva a cabo despedimento colectivo sob a capa de 'acordo'".

2017-01-11 17:51

Categoria: 

Concelho: 

"Ao longo das últimas semanas tornou-se claro o intuito da multinacional Nestlé efectivar, pela primeira vez na história desta empresa em Avanca, um despedimento coletivo de forma camuflada, ou seja, alegando um 'acordo' entre a empresa e os trabalhadores". Isto é denunciado pelo Partido Comunista Português, Direção Regional de Aveiro, em comunicado de imprensa.

Para o PCP "o investimento de cerca de 2 milhões de euros e a fusão de linhas de produção não obtiveram os resultados esperados, diminuindo a produção diária. Assim, para diminuir os custos de produção, a empresa está a implementar um despedimento colectivo de alguns dos trabalhadores mais antigos da empresa, sob a capa de 'rescisões por mútuo acordo'. Porém, estes foram momentos de chantagem e criação falsas expectativa para que os trabalhadores assinassem o seu próprio despedimento. Assim, ao despedir os trabalhadores mais antigos, que auferem salários mais elevados, poderão diminuir os custos para a empresa através da contratação de jovens trabalhadores com vínculos precários e salários significativamente mais baixos", está escrito.

"Perante este tão grave atropelo o PCP considera imperativo que os trabalhadores se unam, não se deixando chantagear nem condicionar, derrotando as intenções daqueles que apenas agravam a sua exploração para acumular ainda mais lucros".