PCP diz que falta de profissionais no Centro Hospitalar causa "graves constrangimentos".

2018-03-02 07:29

Categoria: 

Concelho: 

O PCP diz que a falta de profissionais no CHBV está a colocar “graves constrangimentos” ao acesso à Saúde da população de Aveiro.

Uma delegação do PCP reuniu recentemente com o Conselho de Administração deste centro hospitalar e entre os vários assuntos abordados, a questão da falta de profissionais é que está em destaque.

De acordo com os números avançados pelo CA, citado pelo PCP, estão em falta mais de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal auxiliar.

“De tal ordem, que, para que sejam cumpridos os horários e assegurar as escalas de serviço é obrigatório recorrer a trabalho suplementar” revela o Partido que fala em dezenas de milhar as horas de trabalho extraordinário acumuladas.

“E os seus efeitos também já se sentem, stress, cansaço acumulado, esgotamento, por parte dos trabalhadores, mas também a nível dos utentes com tempos de espera mais longos, impossibilidade de realizar alguns exames complementares de diagnóstico depois de determinada hora, entre outros”.Apontando o dedo ao Governo de Passos Coelho, o PCP avisa António Costa. “O atual Governo tem o dever de defender e recuperar o SNS. Para resolver os problemas do SNS não bastou afastar PSD e CDS do Governo, é preciso outra política de saúde que o Governo PS tarda ou recusa concretizar”.

O PCP já anunciou que levará à discussão um plano de emergência para a saúde que incluirá medidas de reforço dos meios humanos, financeiros e materiais do Serviço Nacional de Saúde.

“É urgente uma outra política para a saúde e para o SNS. Uma política que dê resposta aos actuais constrangimentos, que não se submeta a imposições estrangeiras, e que utilize verbas dos valores actuais de superavit (cerca de 4 mil milhões de euros) para o SNS e não para o pagamento anual de 7 mil milhões de euros só em juros de dívida”.