PCP contra apoio às grandes empresas.

2020-05-21 15:55

Categoria: 

Concelho: 

Uma delegação do PCP contactou, hoje, com os trabalhadores da Renault Cacia, em Aveiro, numa acção inserida na jornada de contacto sob o lema "Nem um Direito a Menos".

A empresa do setor automóvel foi escolhida mais uma vez para uma ação do PCP.

Foram repetidas críticas ao recurso ao lay-off numa empresa que arrecadou lucros superiores a 16 milhões de euros, em 2017 e 2018 e que, segundo o PCP, “forçou férias aos seus trabalhadores e posteriormente colocou-os em lay-off”.

“É um dos exemplos no distrito que ilustra a ofensiva em curso contra os trabalhadores, os seus salários, os seus direitos e o seu emprego. Uma ofensiva sustentada na chantagem, na ameaça e na coação sobre trabalhadores, que invade também o campo da liberdade de acção sindical”.

A crítica dos “comunistas” aborda o caso do Novo Banco por entender que os governos nacionais são continuadamente complacentes.

“Para o grande capital, para a banca, vão verbas sem fim, desde os 850 milhões de euros para o Novo Banco (controlado por um fundo americano), às centenas de milhares de euros entregues através de lay-off a multinacionais que têm elevados lucros. Para os trabalhadores, a resposta é sempre tentar cortes nos salários e nos direitos, ao passo que a renda da casa e outras despesas não entram em Lay-off”.