PCI: 'Benefícios da aquacultura de algas em Portugal' em debate.

2020-01-30 15:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O edifício central do PCI recebeu, esta quinta-feira, o workshop sobre os benefícios da aquacultura de algas em Portugal. Este é um evento organizado pelo CIIMAR e pela ALGAplus, no âmbito dos projetos GENIALG e Integrate.

A aquacultura de algas "oferece diversos benefícios para a indústria, mas também para o meio ambiente e sociedade em geral", disse à Terra Nova, Helena Abreu da organização do evento. (com áudio)

Com este encontro de Ílhavo foi feita uma avaliação destes benefícios, através de discussões entre as partes interessadas e relacionadas com o cultivo de macroalgas em Portugal.

Atividade no âmbito do projeto europeu INTEGRATE 'Aquacultura Multitrófica Integrada (IMTA): uma solução inovadora e sustentável para a Região Atlântica'.

A ALGAplus, única empresa na Europa a fazer produção comercial num sistema multitrófico em terra, deu a conhecer, em contexto real, como funciona a integração sustentável do cultivo de macroalgas e da produção de peixe.

Com a participação de parceiros de Portugal, Espanha, Irlanda, França e Reino Unido, o INTEGRATE "procura melhorar os aspetos eco sistémicos da aquacultura integrada, centrando-se nas sinergias que resultam da produção conjunta de diferentes espécies aquícolas, nomeadamente o processo de bio mitigação".

Nesta discussão aberta, o público foi convidado a partilhar o seu ponto de vista e perceções sobre que benefícios e que valor trazem o cultivo de macroalgas.