Património dos Pobres de Ílhavo recebeu donativo do Fundo do Comendador Alfredo Santos através da American Foudation for Charities of Portugal.

2015-07-21 17:18

Categoria: 

Concelho: 

Através da AFCP, com sede em New York, foi decidido pela instituição Luso-Americana a atribuição do Fundo do Comendador Alfredo Santos, no valor de 5 mil dólares, à instituição ilhavense, Património dos Pobres. Este valor foi entregue, hoje, em Ílhavo, pela viúva de Alfredo Santos, Marie Santos.

A cerimónia decorreu no Lar de São José, na presença do Padre António de Almeida Cruz e de Paulo Edgar Ré da instituição e Carlos Duarte, jornalista que acompanhou a actividade da Fundação Americana no apoio às instituições de solidariedade social em Portugal desde 1983, a convite do Ilhavense Alfredo Santos.

Paulo Ré começou por historiar a vida do Património dos Pobres e das dificuldades que têm tido no apoio social aos mais carenciados. Após a entrega do cheque, Marie Santos, lembrou que esta dádiva é feita "em memória" do seu marido, Alfredo Santos a uma instituição da sua terra natal que foi um desejo seu antes de falecer.

Para o responsável da instituição, Padre António de Almeida Cruz, "é sempre com muita alegria que sentimos o coração a pulsar de amor de muitas pessoas amigas do Património dos Pobres". "E são muitas,quer a nível pessoal quer por parte de Instituições. Desta vez foi a Fundação American Foundation for Charities of Portugal. Já não é a primeira vez que esta Fundação, sediada nos Estados Unidos, se lembra de nós e nos honra e beneficia com donativos. Agora vieram cinco mil dólares. Para uma Instituição de Solidariedade Social, como a nossa, são sempre bem-vindas e incentivantes estas demonstrações de solidariedade humana e cristã porque a fraternidade é fundamento e caminho para a paz e o amor".

Depois, seguiu-se a visita ao Lar e à Obra da Criança.

"Alfredo Santos, era natural de Ílhavo e ainda jovem, com 17 anos, emigrou para os EUA onde se tornou um empresário de sucesso, nunca esquecendo a sua terra natal. Fundador da American Foundation for Charities of Portugal em 1983, foi grande dinamizador na angariação de fundos para instituições portuguesas de solidariedade social e tal era a importância desses donativos que nas cerimónias de entrega das verbas sempre estiveram membros do Governo ou figuras de destaque do país. Nos primeiros 20 anos a AFCP entregou mais de dois milhões de dólares. Alfredo Santos morreu nos EUA com 88 anos em Abril de 2014".

Em Ílhavo, o Hospital da Santa Casa da Misericórdia e o Património dos Pobres foram instituições que receberam verbas da Fundação, nos anos de 1984, 1986 e 1996.

Alfredo Santos também ajudou outras instituições, como Os Ílhavos, os Bombeiros locais e o Illiabum tendo recebido duas Comendas do Presidente da República, em 1985 a a Comenda de Mérito e em 1986, a do Infante D. Henrique.