"A Pateira tem muita qualidade e muito por onde crescer” - Quercus.

2017-06-13 10:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aproveitar o potencial da Pateira de Fermentelos depende também dos cuidados a ter com a maior lagoa da Península Ibérica. Quercus, Câmara de Águeda, Brisa e ICNF juntam-se em projeto de valorização e promoção da biodiversidade da Pateira de Fermentelos.

Na génese do projeto está uma proposta efetuada pelo Direção Regional de Aveiro da Quercus à Câmara Municipal de Águeda para a realização de iniciativas de promoção da biodiversidade da Pateira de Fermentelos.

Gil Nadais, autarca de Águeda, assume que se trata de uma área com potencial mas que exige obras de qualificação. O autarca sugere a criação de uma represa em Requeixo como forma de estabilizar o espelho de água (com áudio).

A Brisa assume-se como o patrocinador deste projeto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas irá propor e acompanhar a execução das ações de promoção da natureza e da biodiversidade, visando a valorização e o reconhecimento público do património natural.

João Branco, dirigente da Quercus, fala de um espaço marcado pela biodiversidade mas sem o devido reconhecimento.

“Por constrangimentos vários esta lagoa não tem tido o destaque que merece junto dos visitantes. Há sítios muito piores que têm mais turismo e são zonas muito inferiores em qualidade ambiental e diversidade. A matéria prima está cá. Estou convencido que a Pateira tem muita qualidade e muito por onde crescer”.

Com o estabelecimento desta parceria, através da assinatura de protocolo pretende-se, entre um vasto conjunto de iniciativas, implementar um programa de monitorização das populações de aves que determinaram a inclusão da Pateira de Fermentelos na Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro e dinamizar um programa de comunicação, de sensibilização e educação ambiental.