Parceiros formalizam em Aveiro acordo para a criação do Pólo de Inovação Digital.

2021-09-21 16:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Pólo de Inovação Digital (CONNECT5), reconhecido como Pólo de Inovação Digital para integração na Rede Nacional, formaliza a criação do consórcio.

Esta quarta, dia 22, às 11h, no edifício da reitoria da Universidade de Aveiro, os parceiros irão assinar o Acordo Consórcio para oficializar a parceria do CONNECT5, que apresenta a área da conetividade como foco e é composto por 12 entidades especializadas nas áreas das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica.

Envolve o Cluster TICE.PT, os Centros de Interface CeiiA e Instituto de Telecomunicações, o Colab DTx e as instituições de ensino superior Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Minho, Universidade de Porto, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Viseu e o Politécnico de Leiria. 

Este conjunto de atores irá permitir aprofundar e transmitir know-how ao nível da transformação digital das PME e administração pública, alavancados nas tecnologias digitais, nomeadamente no 5G, Cloud, IoT, BigData/analítica e sistemas ciberfísicos e suportados em áreas de conhecimento como a Inteligência Artificial (IA), a Computação de Alto Desempenho e a Cibersegurança. 

O CONNECT5 permitirá acelerar a transformação digital das PMEs e da administração pública, contribuindo para a sua competitividade. 

A estratégia operacional do CONNECT5 possibilita a transferência de competências fundamentais à expansão e transformação digital dos clientes alvo dos serviços do CONNECT5, bem como a criação e reforço de cadeias de valor na UE, essenciais à competitividade e coesão social a nível nacional e europeu. 

O Diretor Do TICE.PT, Vasco Lagarto, refere que “O CONNECT5 “apresenta-se como um elemento importante no processo de transformação digital do nosso tecido produtivo, público e privado, contribuindo assim para a sua capacitação a fim de enfrentar os fortes desafios que se avizinham.” 

É de referir que os Pólos de Inovação Digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção das tecnologias digitais por parte das empresas e da administração pública, contribuindo para o aumento da competitividade dos seus processos, produtos e serviços. 

A rede de Pólos de Inovação Digital reconhecidos estará interligada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs a dinamizar pela Comissão Europeia no âmbito dos programas-quadro europeus para 2021 -2027.