Pandemia: Confinamento na mira do Governo mas com Escolas abertas. (Lusa)

2021-01-07 15:34

Categoria: 

Concelho: 

António Costa anunciou esta quinta-feira que vai ouvir os partidos e parceiros sociais para tomar novas medidas restritivas de combate à covid-19. Confinamento semelhante ao de março está em cima da mesa, mas sem afetar o funcionamento das escolas.

O primeiro-ministro, António Costa, descartou esta quinta-feira avançar no imediato com a suspensão da atividade letiva nas escolas devido à evolução negativa da pandemia de covid-19, mas admitiu medidas mais restritivas a partir da próxima semana.

"Há um grande consenso hoje entre os técnicos e os especialistas de que não se justifica afetar o funcionamento do ano letivo. Não devemos ter medidas que impliquem, como adotámos no ano letivo passado, a interrupção da atividade letiva", afirmou o chefe do Governo em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros realizado hoje.

António Costa adiantou também que vai ouvir os parceiros sociais e os restantes partidos políticos sobre a hipótese da adoção de medidas mais restritivas. Questionado sobre o cenário de um novo confinamento, rejeitou antecipar medidas e assinalou a sua "esperança" de que o aumento de casos dos últimos dois dias não se prolongue até à próxima semana.

"O que temos feito até agora é fazer incidir as medidas sobre o fim de semana; um passo em frente significa estender ao resto da semana esse tipo de medidas, portanto, adotar medidas de confinamento mais geral, do tipo que adotámos em março passado. Não queria estar a antecipar medidas, como a esperança é a última a morrer, devemos ter a esperança de que os números de ontem e hoje sejam ainda um ajustamento do período que vivemos nas últimas semanas e que os dados daqui até dia 12 não confirmem esta evolução. Se o confirmarem, é necessário fazer o que é necessário fazer", vincou.

Próximo fim de semana com proibição de circulação e recolher obrigatório às 13 horas

No âmbito da renovação do estado de emergência, a maioria dos concelhos do continente português, com exceção de 25, vai ter no próximo fim de semana proibição de circulação entre municípios e recolher obrigatório entre as 13 e as 5 horas.

O Governo decidiu "estender as regras atualmente em vigor" no combate à pandemia no território continental, determinando ainda uma "medida cautelar" no próximo fim de semana para os concelhos com maior risco.

O primeiro-ministro, António Costa, explicou que essa medida inclui a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório a partir das 13 e até às 5 horas do dia seguinte durante o próximo fim de semana, medidas que se aplicam nos concelhos com mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

"Só não se aplicam em 25 concelhos, em que o número de novos casos é inferior a 240", revelou.