Ovar recebeu 40 jovens europeus em promoção da diversidade, tolerância e inclusão social.

2022-07-01 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ovar recebeu 40 jovens de 6 países europeus em promoção da diversidade, tolerância e inclusão social.

Ação no âmbito do projeto If the Clothes Had a Voice.

Trata-se de um projeto inserido na ação de Intercâmbio de Jovens do programa de Erasmus+ Juventude em Ação.

Estiveram presentes 40 jovens de 6 países (Espanha, Polónia, França, Turquia, Malta e Portugal), para colocar Ovar a debater as alterações climáticas e promover a inclusão social e a participação ativa dos jovens.

Teve como principal objetivo capacitar os jovens a serem participativos na sociedade europeia e nas suas sociedades locais em matéria de alterações climáticas, promovendo uma maior sensibilização para o consumo sustentável, a economia circular, o upcycling e para a redução da produção de resíduos.

Os participantes aprenderam conceitos como greenwashing, upcycling, reciclagem, economia circular e como ela se relaciona com os restantes conceitos e ainda a pegada ecológica e as medidas que a UE assumiu recentemente para atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Existiram ainda workshops onde os participantes tiveram a oportunidade de “dar uma nova vida” a uma peça de roupa que já não usavam.

Foram 5 dias de partilha de experiências, de debate da importância destes valores sociais e, acima de tudo, de muita promoção da multi e interculturalidade.

Este projeto foi coordenado pela DCTR e financiado pelo programa de Erasmus+, através da Agência Nacional Juventude em Ação.

A DCTR, Associação Cultural sediada em Aveiro, desenvolve várias atividades de formação, criação e programação na área das artes do espetáculo, com enfoque na dança.

Um dos principais objetivos da DCTR é promover a inclusão social nas escolas e na comunidade, ajudando a tornar a arte mais acessível a todos.