Ovar: "Impedir a divulgação de resultados dos testes? Que ninguém pense nisso. Era só o que faltava" - Salvador Malheiro.

2020-04-12 20:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ovar apresentava 553 infetados por coronavírus e o autarca local diz que vai continuar a divulgar os dados fornecidos pelas autoridades locais de saúde.

Salvador Malheiro deu uma informação baseada em totais e parciais por freguesia (405 na União de Freguesias, 78 em Válega, 36 em Esmoriz, 22 em Maceda e 12 em Cortegaça).

Regista um total de 20 falecimentos, mais um que no sábado.

E depois de saber que a Ministra da Saúde queria limitar esse circuito de divulgação de informação, acabou por assumir que não vai cumprir.

Depois de elencar todas as ações assumidas pela Câmara e de ter puxado às forças locais boa parte do combate, o autarca diz que a gestão de informação é decisiva.

“Tudo iniciativa nossa! Já investimos centenas de milhares de euros nesta causa, quando a responsabilidade e competência não são nossas! Conseguem imaginar o que seria da evolução da pandemia em Ovar sem estas ações levadas a cabo pelo nosso Gabinete de Crise liderado pela Câmara? E ouço agora... que alguém nos terá impedido de ter acesso ao resultado dos testes e à sua divulgação?!

Que ninguém pense nisso. Era só o que faltava. Para além desses dados serem imprescindíveis para o nosso trabalho diário (24/24), esses dados são nossos! Mais, tendo sido eu eleito pelo Povo do Município de Ovar tenho o dever de informar e dizer a verdade a quem tanto esforço está a fazer. O Povo”.

Diz mesmo que a divulgação além de ser um direito à informação é respeito pelos cidadãos.

“Exigimos respeito por quem está há cerca de um mês a trabalhar diariamente (24h sobre 24). E somos muitos. Caso contrário, saberemos exigir responsabilidades pelo que de futuro aconteça. No Município de Ovar quem manda é o Povo”.

Na região de Aveiro o fim de semana de Pascoa representou acalmia na evolução da pandemia ou um abrandamento nos resultados conhecidos aos testes efetuados com média de crescimento abaixo da média nacional.

Ílhavo contabiliza mais um caso e Estarreja registou mais 5 num total de 77.

O autarca Diamantino Sabina esclarece que desta vez faltaram dados por freguesia mas que retoma a informação já amanhã.

Nesta semana, foram realizados um total de 159 testes nos lares do concelho. Este plano promovido pelo Município de Estarreja vai testar 775 pessoas dos lares da terceira idade do concelho (542 utentes e 233 funcionários

“Retomaremos amanhã este processo nas instituições, com uma média diária de 30 testes. Também os Bombeiros Voluntários de Estarreja estão abrangidos por esta medida”.