Ovar: Gabinete no hospital ajuda cidadãos a obter Certificado Digital COVID da União Europeia.

2021-09-30 10:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os utentes do Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, interessados em obter o Certificado Digital COVID da União Europeia, após processo de vacinação, poderão contar com apoio do Gabinete “Cidadão.Hosp”, a partir do próximo mês de outubro.

O Certificado Digital COVID da União Europeia é um documento digital que constitui prova de que uma pessoa foi vacinada contra a Covid-19, ou recebeu um resultado negativo num teste, ou recuperou da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Podem solicitar a emissão do certificado – que é gratuito - os cidadãos com o Número de utente do SNS (Serviço Nacional de Saúde).

Com o gabinete “Cidadão.Hosp” há condições para ajudar os utentes a lidar com as novas ferramentas digitais, como no acesso à receita sem papel, no registo no portal do SNS e ativação da Chave Móvel Digital.

“A implementação desta medida revela a nossa preocupação constante de estarmos cada vez mais próximos da comunidade, melhorando sempre o serviço que prestamos. Continuamos a encarar a aposta na tecnologia e na desmaterialização como um dos grandes pilares da nossa atuação, promovendo a literacia digital em saúde”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

O serviço irá funcionar, por marcação, uma vez por semana, à sexta-feira, entre as 17 e as 18 horas, sendo dirigido a utentes do HFZ-Ovar.

Para a responsável do Serviço Social e Gabinete do Cidadão desta unidade hospitalar, Helena Alçada, trata-se de “uma medida de envolvimento dos cidadãos com as novas tecnologias”.

“Muitos cidadãos têm hoje em dia muitas necessidades em se integrarem neste novo paradigma e, nesse sentido, esta iniciativa ajuda a inverter esta tendência”, sublinha.

Segundo a dinamizadora do projeto, Mara Aleixo, o objetivo é “ajudar o cidadão a promover a sua literacia da saúde e o acesso à informação pela via tecnológica e digital”.