Ovar: Desfiles de Carnaval foram cancelados.

2022-01-18 11:02

Categoria: 

Concelho: 

Pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval de Ovar fica sem desfiles.

Autarquia, Grupos e as Escolas de Samba decidiram, em reunião realizada ontem, não realizar os tradicionais desfiles de Carnaval.

Esta decisão surgiu no seguimento de uma outra reunião realizada com a Proteção Civil local (Saúde Pública, Forças de Segurança e Corporação de Bombeiros).

Opinião unânime em torno do cancelamento dos desfiles atendendo ao atual contexto pandémico e às medidas.

Menos consensual a decisão entre as escolas de samba.

Havia alguns grupos preparados para sair à rua, mas a larga maioria foi de opinião contrária.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recorda que “o Carnaval é a grande festa de Ovar, mas a Saúde Pública está em primeiro lugar”.

O autarca explica que “a atual vaga é muito contagiosa e o número de infetados no concelho tem sido elevadíssimo, com uma média diária entre 100 a 150 novos infetados, apesar de não haver ninguém em Cuidados Intensivos.”

O autarca lembrou ainda que não estão em causa os três dias de desfile, mas os 45 dias de preparativos necessários até ao Carnaval, reforçando que “não podemos correr riscos e é necessário defender o nosso Carnaval como a grande festa do nosso território”.

Salvador Malheiro anunciou ainda que o Carnaval de Ovar continuará a ser assinalado em 2022, através da pintura de máscaras gigantes, à semelhança de 2021 e que foi um sucesso, bem como através de uma programação cultural controlada nos equipamentos  municipais, cumprindo as regras vigentes e a qual será oportunamente divulgada.