Ovar: Autarquia com orçamento de 39,6 milhões.

2019-11-01 13:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O executivo municipal de Ovar aprovou Orçamento, as Grandes Opções do Plano e o Mapa de Pessoal do Município de Ovar para 2020.

Quanto ao orçamento cifra-se em 39.6 milhões de euros.

As receitas correntes têm vindo a aumentar, passando dos 26,6 Milhões de euros, em 2019, para os 27,4 Milhões, em 2020.

As receitas de capital, atingindo em 2020 valores estimados próximos dos 12,3 Milhões de euros, registam variação positiva de 33%, face a 2019.

Estima-se um aumento bruto das despesas correntes, em resultado, segundo a autarquia, sobretudo, da contratação de trabalhadores, atingindo os 24,3 Milhões de euros.

A autarquia liderada por Salvador Malheiro afirma que pretende complementar as condições naturais e geoestratégicas com “políticas específicas”.

Aposta na redução de imposto municipal sobre imóveis, a isenção de derrama para empresas geradoras de postos de trabalho, o aumento das zonas de atividades económicas, o “incremento do índice de ocupação de solo para imóveis destinados a fins económicos, o investimento em infraestruturas nas zonas industriais e a política de proximidade entre empresários e empreendedores e a Câmara Municipal.”

Além da dinamização económica realça as áreas sociais com o Fundo de Emergência Social pronto para fazer face a problemas pontuais que os agregados mais vulneráveis possam sofrer.

A coesão social e territorial é outra das apostas do executivo.

“As assimetrias hoje entre lugares, bairros e freguesias são menores do que no passado. As obras concretizadas recentemente e as em curso estão à vista de todos. Mas as disparidades entre freguesias continuam a existir. Queremos minimizá-las. Essa é a razão pela qual neste Orçamento continuamos a investir intensamente de forma descentralizada e desconcentrada em equipamentos públicos, na requalificação de arruamentos e na valorização de riquezas naturais e a discriminar, de forma positiva, as transferências para as nossas Juntas de Freguesia, aliás, na esteira da concretização do novo quadro legal em matéria de transferência de competências para as Freguesias”.

As medidas mitigadoras das alterações climáticas são um dos pilares de investimento em 2020.

Salvador Malheiro quer Ovar como “exemplo de sustentabilidade ambiental, face aos outros territórios” e antecipar a data para atingir a neutralidade carbónica no Território com aposta na mobilidade suave, na redução de automóveis dos centros urbanos, espaços pedonais e espaços verdes.~

“Em 2020, será mantida a aposta no investimento, em larga escala, na eficiência energética e em instalações energéticas de aproveitamento de recursos endógenos, renováveis e limpos”.