Ovar: Associação juvenil preocupada com impacto de trabalhos nas dunas.

2018-04-19 07:20

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Amigos do Cáster apresentou à Agência Portuguesa do Ambiente, Câmara Municipal de Ovar e Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR denúncias ambientais sobre a presença de maquinaria pesada na praia Norte do Furadouro, concelho de Ovar, em dunas primárias consolidadas.

Revela que os passadiços foram construídos para proteger e consolidar dunas e que esse esforço está a ser destruído. Pede esclarecimentos sobre os trabalhos em curso e revela que no âmbito da campanha de monitorização da costa entre o Furadouro e Torrão do Lameiro (programa Coastwatch) descobriu caixas plásticas, associadas às mudas de estorno, abandonadas no topo da duna.

Explica que no percurso foram centenas as caixas vazias encontradas. “Algumas destas caixas estavam próximas da linha de maré alta, que naquele dia ocorreria a meio da tarde. A posição destas caixas colocava-as em situação de poderem ser arrastadas pelo mar”.

Para a associação juvenil além de não existir o correto manuseamento das plantas há manifesta falta de cuidado com os recursos. “Além do mau exemplo dado, o abandono das caixas plásticas no terreno constitui um grande desleixo e uma fonte de poluição por plásticos. Por outro lado, a falta de cuidado e o desperdício com as mudas de estorno é literalmente atirar ao mar o dinheiro dos contribuintes”, revela o presidente da associação Carlos Manuel Ferreira Ramos que apela ao reforço dos cuidados no decurso do trabalhos.