"Os Verdes" promovem acampamento para a biodiversidade no distrito de Aveiro.

2015-08-19 19:07

Categoria: 

Concelho: 

Ecolojovem, organização do Partido Ecologista «Os Verdes» promove um acampamento pela Biodiversidade no distrito de Aveiro. Esse acampamento de Verão decorre de 26 a 30 de Agosto, este ano no Parque de Campismo da Praia de Cortegaça (Ovar) sob o lema “Acampamento pela Biodiversidade”.

O distrito de Aveiro é uma área muito rica em biodiversidade, devido às suas características geomorfológicas. Situado numa região de montanhas sulcadas por vales e planícies lagunares banhadas pela ria, detém “um papel importante no contexto da biodiversidade nacional” realça o Partido Ecologista.

O litoral do distrito é arenoso, uma paisagem típica de zonas lagunares, onde destacam como património natural a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (Reserva), a ria de Aveiro (ZPE), a Barrinha de Esmoriz e o rio Vouga, ambos classificados como Sítio - na Rede Natura 2000, a Pateira de Fermentelos e a Pateira de Frossos, entre outros.

“Embora na parte litoral do distrito seja, de um modo geral onde se concentram estes ecossistemas com grande valor florístico e faunístico, nomeadamente ao nível ornitológio, esta é uma área extremamente sensível que está exposta à grande pressão humana e aos seus impactos”. A zona do interior do distrito está marcada pela expansão da monocultura de eucalipto.

O acampamento deste ano insere-se na campanha para as eleições legislativas de 4 de Outubro e será um momento de “reafirmação do projeto ecologista” e da CDU (PCP-PEV).

O acampamento pela Biodiversidade que terá lugar no Parque de Campismo de Cortegaça (Ovar) contará com a presença de vários candidatos do PEV, alguns da Ecolojovem - «Os Verdes», que integram as listas da CDU pela Círculo Eleitoral de Aveiro, à Assembleia da República, e que participarão nas várias iniciativas previstas: tertúlias, caminhadas, passeios de bicicleta e em transporte público, ações de rua, visitas e workshops.

Os jovens ecologistas afirmam não se rever “nas inevitabilidades que PSD, PS e CDS apresentam” e acreditam que há “alternativas e soluções” para o país e para as pessoas.