Oliveira do Bairro: IPB vence prémio internacional ao integrar equipa que venceu o Entrepreneurship: Imagination@Work, no âmbito do programa Erasmus +.

2019-05-21 14:34

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Profissional da Bairrada (IPB) conquistou mais um prémio internacional, desta vez na Áustria, ao integrar a equipa que venceu o Entrepreneurship: Imagination@Work, no âmbito do programa Erasmus +.

O projeto “Entrepreneurship: Imagination@work” (Empreendedorismo: Imaginação no trabalho) envolveu oito países parceiros (Áustria, Alemanha, Estónia, Itália, Polónia, Portugal, República da Irlanda e a Roménia) e decorreu ao longo de dois anos.

De acordo com Nuno Santos, Diretor do IPB, tratou-se de um projeto “muito ambicioso, com o foco centrado em áreas de conhecimento, como a tecnologia, as línguas, o saber (know-how) empresarial e as competências sociais, numa experiência internacional que se tornou numa mais-valia importantíssima para os nossos alunos, provando que o trabalho desenvolvido no IPB está ao nível do melhor que se faz em toda a Europa”.

Nuno Santos deixou também uma “palavra de apreço aos docentes envolvidos, que fizeram um trabalho extraordinário no acompanhamento e orientação dos alunos”.

Os alunos do IPB formaram equipa com a representação da Irlanda para criarem uma pequena empresa com um produto inovador. A parte de desenvolvimento do produto ficou a cargo dos alunos portugueses e a área de marketing foi trabalhada pelos colegas irlandeses. Em competição estiveram mais três propostas de seis países, agrupados dois a dois.

A avaliação dos quatros projetos apresentados foi feita por empresários austríacos, que escolheram a proposta luso-irlandesa. O produto desenvolvido no IPB é uma carpete que deteta a queda de uma pessoa e envia um alerta para um nr.º de telefone ou telemóvel.

Daniel Jesus e Diogo Moura, de 17 anos, representaram os alunos do IPB na cidade austríaca de Deutschlandsberg, onde se realizou o evento final do projeto, entre os dias 12 e 18 de maio.

Os restantes elementos da equipa, Diogo Guedes, Francisco Almeida, Bernardo Torres, André Rocha e Rafael Santos, todos do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, tiveram a oportunidade de marcar presença noutras fases do projeto, que decorreram nos vários países participantes.

O aspeto mais importante desta experiência para Daniel Jesus, da vila da Palhaça, foi mesmo “o convívio e a troca de experiências entre todos os participantes e o facto de conhecermos outros costumes e realidades”. A vontade e disponibilidade de Daniel para participar em projetos semelhantes de cariz internacional é muito grande, até porque “se ganhámos este, sentimos que podemos ganhar muitos mais”.

Alberto Cardoso, coordenador dos Projetos Europeus do IPB, destacou os objetivos do projeto, que passaram pela “melhoria do domínio da língua inglesa, mas também pela capacitação dos alunos participantes, que lhes permita serem mais criativos e empreendedores, incutindo-lhes a confiança necessária para prosperar no mercado de trabalho do século XXI”.

O primeiro encontro do projeto “Entrepreneurship: Imagination@work” teve lugar em Oliveira do Bairro, entre 18 a 22 de outubro de 2017, reunindo professores dos oito países participantes, com o objetivo de criar “vínculos” entre todos e marcar o arranque do projeto.

Convidada para acompanhar a equipa oliveirense, a Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro, Lília Ana Águas, manifestou o seu “orgulho pelo desempenho dos alunos do IPB, que culminou num prémio merecido, face à qualidade do trabalho desenvolvido”.

Segundo a autarca, esta foi “mais uma demonstração da qualidade do ensino do IPB e da capacidade criativa e empreendedora dos nossos jovens”, antecipando “um futuro promissor não só para estes alunos e para o próprio instituto, como também para o Concelho de Oliveira do Bairro”.