Oliveira do Bairro e Águeda com programa na Semana Europeia da Mobilidade.

2021-09-16 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Em tempo de eleições autárquicas há menos visibilidade mas mantêm-se as ações da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros.

Iniciativas arrancam esta quinta e prolongam-se até 22 de setembro.

Em Águeda entra em funcionamento do projeto MobeÁgueda.

“Mobilidade Sustentável; em segurança e com saúde” é o tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros.

O MobeÁgueda, um projeto-piloto de mobilidade elétrica para a descarbonização de Águeda, culminando com a ação “ CERCIAG em Movimento”, a 21 e 22 de setembro.

Consiste na disponibilização de um veículo movido a energia elétrica que fará um circuito urbano, de utilização gratuita pela população, que passa a ter uma oferta de transporte a pedido com “braço no ar” dentro da cidade.

A programação da Semana Europeia da Mobilidade continua no dia 18, com a Bairrada Ultra Marathon (organização a cargo do Grupo Desportivo e Cultural de Recardães) e para dia 19 está agendada uma caminhada no PR13 - Trilho de Lourizela (9 horas) e um passeio de bicicleta “Unir as margens”, com início no parque da Pateira em Óis da Ribeira (às 9h00) e chegada a este mesmo local, a realizar em parceria com a QUERCUS.

No dia 22, decorrerá mais uma ação “Escolas com Pedal”, onde os alunos das escolas de Águeda são convidados a deslocarem-se de bicicleta para a escola.

O Município de Oliveira do Bairro vai celebrar a 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade.

Ações maioritariamente em ambiente digital e que vão passar, essencialmente, pela sensibilização da população para a questão da “mobilidade sustentável, em segurança e com saúde”, tema central da edição deste ano.

Ao longo da semana, a página de facebook Mix&Move Oliveira do Bairro vai publicar uma série de sugestões e dicas para a adoção de comportamentos que promovam a mobilidade e a sustentabilidade, para além de uma vida mais saudável.

De forma a assinalar a iniciativa, vão ser montadas em cada uma das quatro freguesias do Concelho estruturas decorativas, “para relembrar a energia do Mix&Move”, programa dedicado à mobilidade.

A Guarda Nacional Republicana local vai também associar-se ao Mix&Move, através da utilização de bicicletas elétricas nas suas habituais patrulhas pelo Concelho.

De registar ainda, no dia 17 de setembro, a visita informal de uma representante da Agência Portuguesa do Ambiente, que escolheu Oliveira do Bairro para conhecer as opções de mobilidade existentes, constatar os resultados das medidas permanentes implementadas em anos anteriores e as previstas para este ano, e poder participar nas ações programadas para este dia.