Oliveira do Bairro: Autarquia lança programa de formação gratuita para cuidadores formais e informais de idosos.

2022-04-12 14:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro, no âmbito do seu pelouro da Idade Maior, e em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Cubo Mágico da Saúde, está a promover o projeto "(IN)Formar para Cuidar", que inclui um programa de formação gratuita para cuidadores formais e informais de idosos.

O programa para cuidadores formais vai decorrer numa sessão por semana, realizada às quintas-feiras, das 15h às 16h30, na SóBustos, para as colaboradoras desta instituição.

Esta formação, com início marcado para o dia 19 de abril, será aberta, posteriormente, a cuidadores de outras Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho que estejam interessadas em juntar-se ao projeto.

Já a formação destinada aos cuidadores informais terá início no dia 21 de abril com sessões todas as terças-feiras, entre as 14h30 e as 16h, nas instalações do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro.

A inscrição nesta atividade, que vai decorrer até ao dia 28 de julho, é gratuita e pode ser feita através dos contactos 234 732 146 ou acaosocial@cm-olb.pt.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, "os objetivos desta iniciativa passam por dotar os cuidadores do nosso Concelho de conhecimentos no âmbito da prestação de cuidados de saúde dos mais vulneráveis, promovendo ações que potenciem o bem-estar dos idosos, bem como alertar para comportamentos que podem constituir-se como potenciais riscos para a saúde dos mais velhos".